segunda-feira, 4 de maio de 2020

A importância dos edifícios na construção da identidade da cidade

Depois de um certo sumiço apareço aqui de novo!(Reclamem com os meus professores) Ei como tá sendo essa quarentena? quero saber :). Pois bora lá, vamos conversar um pouco de prédios! prédios e cidade. Vamos dar uma olhada aqui em alguns prédios históricos, que foram construídos a mais tempo, e neles poderemos perceber como a estrutura foi mudando no decorrer das décadas. Mas assim... o intuito não é focar na arquitetura, se não o nome do blog não seria botas de geografo e sim alguma coisa de arquiteto ( não sei oque os arquitetos usam para trabalhar rsrs) vamos tentar perceber como as construções, antigas e novas, compõem a paisagem urbana na sua construção e na atualidade. Para isso, visitaremos duas cidades do meu estado, Fortaleza e Juazeiro do Norte, a primeira pra quem não sabe é a capital do estado do Ceará, e a maior cidade em numero de prédios; a segunda é a cidade de Juazeiro do Norte que é a maior cidade do interior, e apresenta um processo de urbanização acelerado, e isso se repercute na construção civil, ou seja, prédios!

Em Fortaleza visitaremos dois prédios antigos, o primeiro é o:

Casa do Português ou vila de Santo Antonio 
de José Maria Cardoso
 

A casa do português foi construída na década de 50 por um português chamado José Maria Cardoso, que era um comerciante rico. Se olharmos para a arquitetura dela vemos que as rampas laterais chamam a atenção, vemos os arcos e vemos que o seu tamanho é realmente exagerado ( oq o Zé Maria tinha na cabeça). Ela está localizada em uma avenida importante da cidade de Fortaleza, a João Pessoa, essa avenida ligava a capital Fortaleza ao povoado de Porangaba, que hoje é o bairro da Parangaba; é uma avenida perigosíssima! e já foi conhecida como "avenida da morte" hoje os acidentes se espalharam pela cidade, mas a João pessoa continua sendo perigosa. informação irrelevante, eu morava nesse prédio a esquerda da imagem rsrs. A casa do português é um marco, não só no bairro Damas, mas também na cidade de Fortaleza; para entender melhor, olha essa foto: 


Veja, ela é a maior casa! é certo que não foi criado uma tendência a partir dela, mas até hoje é um ponto de referencia e ajudou a construir a paisagem urbana de Fortaleza. No próximo prédio sim poderemos ver uma tendência.

passemos agora para o segundo prédio:

Edifício São Pedro, antigo 
Iracema Plaza Hotel

Localizado na praia de Iracema e construído na década de 50 o edifício São Pedro é um marco arquitetônico na cidade de Fortaleza. Sua presença no local contribuiu para que atualmente a área da Praia de Iracema se consolidasse como a mais nobre da cidade, pois na época de sua construção essa posição de área nobre não estava consolidada. Na construção da cidade de Fortaleza, a área da atual Praia de Iracema era uma vila de pescadores, contudo com a expansão da cidade, a urbanização foi chegando na região, e com a migração de famílias nobres de outras áreas da cidade para a região, a praia de Iracema foi aumentando a sua urbanização. Nessa foto podemos ver que o edifício São Pedro foi um dos primeiros prédios da região: 


Essa foto é da década de 70, vemos alguns prédios mais altos, porém foram construídos depois do edifício são Pedro, mostrando que ocorreu uma tendência de verticalização na região. Agora vamos para o sul do estado, para a cidade de Juazeiro do Norte, ver que como um prédio pode ser um simbolo de uma cidade, se liga. Esse é o Unique Condominiun:


Com um design moderno que sobressai na paisagem do interior cearense, onde a maioria das cidades do interior não tem nem mesmo algum prédio com mais de 5 andares, o Unique é de fato um simbolo que traduz o crescimento da cidade do Cariri cearense. Para mostrar como esse marco é tão presente no sentimento da população da cidade, vamos ver a logo da prefeitura do município:


Podemos ver alguns símbolos culturais da cidade, como a estatua do padre Cicero, e ao lado vemos o contorno do prédio, mostrando que ele já faz parte da cultura da cidade. 

Nessa postagem podemos ver que os prédios não servem apenas para abrigar pessoas, ou escritórios; servem também na construção da paisagem urbana das cidades, e claro, servem para o Homem Aranha ficar se pendurando kkk.