Em Fortaleza visitaremos dois prédios antigos, o primeiro é o:
Casa do Português ou vila de Santo Antonio
de José Maria Cardoso
A casa do português foi construída na década de 50 por um português chamado José Maria Cardoso, que era um comerciante rico. Se olharmos para a arquitetura dela vemos que as rampas laterais chamam a atenção, vemos os arcos e vemos que o seu tamanho é realmente exagerado ( oq o Zé Maria tinha na cabeça). Ela está localizada em uma avenida importante da cidade de Fortaleza, a João Pessoa, essa avenida ligava a capital Fortaleza ao povoado de Porangaba, que hoje é o bairro da Parangaba; é uma avenida perigosíssima! e já foi conhecida como "avenida da morte" hoje os acidentes se espalharam pela cidade, mas a João pessoa continua sendo perigosa. informação irrelevante, eu morava nesse prédio a esquerda da imagem rsrs. A casa do português é um marco, não só no bairro Damas, mas também na cidade de Fortaleza; para entender melhor, olha essa foto:
Veja, ela é a maior casa! é certo que não foi criado uma tendência a partir dela, mas até hoje é um ponto de referencia e ajudou a construir a paisagem urbana de Fortaleza. No próximo prédio sim poderemos ver uma tendência.
passemos agora para o segundo prédio:
Edifício São Pedro, antigo
Iracema Plaza Hotel
Localizado na praia de Iracema e construído na década de 50 o edifício São Pedro é um marco arquitetônico na cidade de Fortaleza. Sua presença no local contribuiu para que atualmente a área da Praia de Iracema se consolidasse como a mais nobre da cidade, pois na época de sua construção essa posição de área nobre não estava consolidada. Na construção da cidade de Fortaleza, a área da atual Praia de Iracema era uma vila de pescadores, contudo com a expansão da cidade, a urbanização foi chegando na região, e com a migração de famílias nobres de outras áreas da cidade para a região, a praia de Iracema foi aumentando a sua urbanização. Nessa foto podemos ver que o edifício São Pedro foi um dos primeiros prédios da região:
Essa foto é da década de 70, vemos alguns prédios mais altos, porém foram construídos depois do edifício são Pedro, mostrando que ocorreu uma tendência de verticalização na região. Agora vamos para o sul do estado, para a cidade de Juazeiro do Norte, ver que como um prédio pode ser um simbolo de uma cidade, se liga. Esse é o Unique Condominiun:
Com um design moderno que sobressai na paisagem do interior cearense, onde a maioria das cidades do interior não tem nem mesmo algum prédio com mais de 5 andares, o Unique é de fato um simbolo que traduz o crescimento da cidade do Cariri cearense. Para mostrar como esse marco é tão presente no sentimento da população da cidade, vamos ver a logo da prefeitura do município:
Podemos ver alguns símbolos culturais da cidade, como a estatua do padre Cicero, e ao lado vemos o contorno do prédio, mostrando que ele já faz parte da cultura da cidade.
Nessa postagem podemos ver que os prédios não servem apenas para abrigar pessoas, ou escritórios; servem também na construção da paisagem urbana das cidades, e claro, servem para o Homem Aranha ficar se pendurando kkk.
Parabéns pelo seu Estado. É um dos mais bonitos do Brasil. Sou doido para conhecer Jericoacoara e Canoa Quebrada.
ResponderExcluirQue legal! Jeri ainda não fui... mas em fevereiro estive em Canoa em uma aula de campo da faculdade! tenho certeza que vc vai se apaixonar rsrs
ExcluirSeguindo!! muito bom o seu blog
ResponderExcluir